segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PRÓ-ISRAEL

04/01/09 - 12h28 - Atualizado em 04/01/09 - 12h30

Brown pede uma solução que inclua um Israel seguro e uma Palestina viável
Da EFE
Tamanho da letra
A-
A+
Londres, 4 jan (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu hoje "um cessar-fogo urgente e imediato" na Faixa de Gaza e uma solução para o conflito que no futuro permita a existência duradoura de um Israel seguro e de uma Palestina viável.
"O que temos que fazer quase imediatamente é trabalhar com mais afinco do que até agora em um cessar-fogo imediato", disse o chefe de Governo britânico, que explicou que isso inclui os foguetes lançados pelo Hamas contra Israel.
Em entrevista à "BBC", Brown afirmou que qualquer solução passa pelo combate ao tráfico de armas à região e por uma supervisão internacional dos acordos.
"Este é um momento perigoso e acho que requer uma atuação nossa. Há conversas em andamento que nos levariam além da violência imediata, até o tipo de soluções que queremos".
Mas a situação atual, acrescentou, "põe ênfase no que é o desafio real: que Israel precisa viver de modo seguro e que a Palestina necessita ser viável".
Brown ressaltou que os países árabes devem fazer pressão para que sejam fechados os túneis por meio dos quais o Hamas se rearma. Além disso, expressou sua convicção de que nos próximos dias será possível chegar a um acordo entre as partes, com a implicação do Reino Unido, dos Estados Unidos e da União Européia (UE), que permita o fim das hostilidades.
"Deveríamos conseguir um acordo sobre o tráfico de armas e deveríamos conseguir um acordo sobre o trânsito" a Gaza, acrescentou. EFE
fpb/sc
K:POL:POLITICA,GOVERNO POL:POLITICA,EXTERNA POL:POLITICA,CONFLITO
Q:POL:pt-BR:11006000:Política:Governo POL:pt-BR:11002000:Política:Diplomacia DCG:pt-BR:16002000:Distúrbios e conflitos :Conflito armado
01/04/14-28/09

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

A PM DEFENDE OS PM?

Quem sou eu

Minha foto
UMA ADVOGADA QUE BUSCA JUSTIÇA